Em stand by

Po, gente, tô bem sem tempinho agora...
Essa semana acho que passo um pouco afastada do blog, tipo, postando 1-dia-3-não pq viemos para Natal às pressas com meu irmão. É dengue hemorrágica. Os médicos de Mossoró resolveram tranferi-lo para onde o suporte fosse maior. E viemos, em ambulância do SAMU e tudo!
Graças a Deus ele está muito bem agora, mas os exames de sangue indicaram a diminuição das plaquetas - ainda, o que é estranho de certa forma, já que o período crítico já passou. No mais, sob observação.
Foi realmente desesperador e, mainha(mãe é mãe, pô, dá um desconto!) que nunca se conforma com a gente dizendo que está bem não se convence de que ele está melhor - mas está.
E depois dizem que não devemos viver pelos outros, mas por nós. Minha vontade é arrombar a casa do vizinho e destruir toda aquela tralha que ele guarda no fundo do quintal. Lá em casa é tudo na areia, não junta nada de água parada, mas os vizinhos, bah! Viver por nós e pelos outros...
Sobre a Dengue:
-Todo mundo já sabe que o mosquito se reproduz em água parada, né?
- A Dengue é uma virose... qualquer doença causada por vírus é uma virose. Odeio médicos que dizem "isso é uma virose". Dá vontade de meter um soco bem no meio da cara. Hoje em dia se não é infecção, é virose. Ou infecção por fungos ou bactérias e virose - por vírus. E tenho dito.
- Dipirona diminui a dor e a febre, mas favorece a evolução da dengue "comum" para a dengue hemorrágica. Então não se engane - faça primeiro exame de sangue.
- O tratamento da sengue é sintomático, ou seja, só se trabalha em cima dos sintomas, do que o paciente sente, tipo, se a febre sobe, taca antitérmico; se sente dor, é analgésico. E repouso total.
- Médicos e enfermeiros despreparados, família insegura e desesperada.
- Alguém da família que entenda da coisa não tem vez
- A Dengue é uma doença de notificação compulsória, isto é, deve ser notificado aos sistemas de informação que nutrem a estrutura do sistema de saúde, tipo, para fazer parte das estatísticas e servir como feedback e respaldo em termos de material e preparo de pessoal por parte do serviço. Pense numa importância é a notificação, e que quase inguém dá importância a isso!
- Hoje eles quase não sabem a diferença da gripe pro respriado pra dengue, pra rubéola, pra varíola, e seja lá o que for. Despreparo é uó!
Por essas e mais algumas tô lá, pregadinha nele.
Não sei como teria sido se não tivéssemos vindo a tempo. Não sei.
Até, gente!

Comentários

Jônatas Andrade disse…
Eu vivi algo parecido, em relação a essa coisa de preocupação de mãe...

quando minha namorada tava na UTI por mais que a gente tentasse acalmar a mãe dela dizendo que a filha tava bem (até mesmo quando tava mesmo) a mãe não conseguia acreditar, não até a filha sair de lá totalmente.
Anônimo disse…
nossa, entendo todo o seu desespero e é por isso que o meu comentário vai ser bem grandão. acompanhei uma amiga alemã que teve dengue logo que chegou aqui em teresina e a dela foi quase hemorrágica, tanto que ela chegou a ficar em observação. ela teve sangramento pelo nariz. as plaquetas chegaram a 140, acho. e é considerada hemorrágica quando estão abaixo de 120. mas posso estar enganada sobre os números. o que acontece é que os sintomas dessas doenças são mesmo todos muito parecidos, sabe? e quando a pessoa tem sintomas atípicos, tipo a minha amiga, identificar a doença se torna ainda mais difícil. os exames também são bem demorados, especialmente em hospitais públicos. mas o bom senso os faria tratar como se fosse dengue, já que quando ela vira hemorrágica é bem perigosa. o tratamento que você deve estar acompanhando é a verificação das plaquetas todos os dias, muito soro, quase sempre glicosado, né? ah, e o período crítico é a partir do 8º dia, até que se cure a doença. não tem mesmo remédio que combata o vírus, então tratam-se só os sintomas. espero que agora já esteja tudo bem com ele. (eu aprendi tudo isso depois da dengue na amiga estrangeira. imagina o medo que eu tive da menina morrer longe de casa. huhuh)
She Python disse…
sabe pq pode ter guerra? pq tem uns imbecis q vão lá e puxam o gatinho pelo bem da pátria... sabe pq tem dengue, acidente de trnasito idiota, crianças morrendo de fome no mundo? pq tem uns imbecis que não fazem nada... atiram desde papel no chão, votam em imbecis e puxam o gatilho mesmo que indiretamente, e viva a roda da mediocridade humana...
educção e cidadania, papo imbecil que salva vida e pode salvar a humanidade... ou seja... o de sempre...
obrigada pela visita, mesmo que nãos eja assídua em lugar algum ultimamente, sabia que terei um ano cheia de tempo para visitar blogs... kkkk volto a trabalhar daqui alguns dias...
fique com Deus... e outro clichê: o mundo começa a mudar por vc...
então... já sabemos por onde começar... e pq não fazemos? ô merda!!!!!!!!
;) té...
saúde! e chamem a vigilância sanitária, vai que ela faz alguma coisa no caso dos seus vizinhos...
e elas não fizerem dá um jeito, mas faça...
Júlia disse…
Pô tadinho do Icaro..
como ele tah!?
melhoras pra ele, e que fique bom logo!
bjus
=***
Sanmya disse…
melhoras pra ele, moça
=]]]]
maria clara disse…
aqui dengue é algo bem comum mesmo.
uma amiga nossa veio da alemanha conhecer o brasil e quando desceu do avião já foi picada pelo mosquito.
assim... pelos cálculos do tempo que a doença leva pra se manifestar e de a quantos dias ela tava aqui, foi assim mesmo.
tadinha... ela nem conhecia dengue.
e foi logo hemorrágica.
ela ficou bem assustada...

se fosse eu, num país estranho, sem entender a língua do médico e sem minha mãe, ia chorar dia e noite e depois voltar pra casa.

mas ela tá boa e já tá aqui há uns três meses.
=)
Anna Soares disse…
CONCURSO CULTURAL UM ANO INSONE!!!!
Unknown disse…
Olá Mia,

Fico feliz que tenha gostado do meu blog, fico realmente lisonjeada. Gostaria de trocar contatos com você. O ciberespaço é muito rico, ainda mais quanto as relações entre as pessoas. No momento acabei de publicar um post de um livro que li que fala justamente de blogs e que também publiquei para o blog do curso de Jornalismo on line´, uma disciplina do curso de pós-graduação que faço. Se der (vi que você está com problemas de saúde na sua família) passa lá no blog do curso http://mediacoes.wordpress.com.
Abraços e melhoras para seu irmão!! Saúde para todos...
Unknown disse…
azar da gente q mora numa cidade onde os médicos não sabem diagnosticar dengue hemorrágica, neh?
e haja drama...

Postagens mais visitadas