DICIONÁRIO DE GÍRIAS NORDESTINAS BY MIA

(não está em ordem alfabética, é o que vem, viu?!)
Brocoió - o que se diz de uma pessoa desligada da realidade, sinônimo de idiota
Abigobel - pequenas nuances diferem o abigobel do brocoió. Abigobel tem mais intensidade na entonação e não se utiliza realmente tal nome como uma forma de xingamento, e sim de chamamento, como em "ei, lesado, venha aqui", ou então "vc é muito doidinho, viu".. aí o abigobel poderia ser perfeitamente empregado
Carecer - sinônimo de precisar Arenga - nome que se dá a arranca-rabos infantis, briguinha mesquinha: "Joãozinho, omi, deixe de arengar com Josefino!"
Cipuada - quase a mesma coisa que chicotada, paulada, chinelada, etc., só que é o nome que se dá ao espancamento decorrido de algum objeto em forma, consistência e efeito de cipó
Porreta - diz-se de uma pessoa excepcionalmente especial (dá para perceber a intensidade da coisa?)
Cangueiro - assim se chama alguém que não sabe dirigir carro, andar de bicicleta, pilotar moto, enfim, utilizar-se de meios de transporte de forma razoável
Desimbestar - pôr-se em movimento desavisadamente, inconseqüentemente e rapidamente Zuada - sinônimo de barulho, sendo este muito pouco utilizado
Lidileite- é o que se diz quando se deve ir à padaria ou mercadinho obter mediante capital produto lácteo: "Francisca, busque um lidileite na padaria preu botar no bolo"
Tirinete - chama-se de tirinete um momento de intensa zuada, grande movimentação sem explicação nem perspectivas de resolução
Arretado - sinônimo de porreta, ou então de interessante, arrumado, etc.
Mangar - de imensa aplicação, mangar não tem exatamente um sinônimo culto, até porque o ato de mangar em si já é de total falta de educação, classe, formalidade, enfim, é coisa de gente da gandaia. Mangar é sinônimo de tirar onda com, tirar sarro da cara de. Regência verbal: quem manga, manga de algo. Conjugação: eu mango, tu mangas, ele manga, nós mangamos, vós mangis, eles mangam Torar - sinônimo de romper, materialmente falando
Leseira - diz-se das atitudes tomadas ou coisas ditas pela pessoa lesa: "ô Severino, omi, deixe de leseira"
Peleja - luta interminável, sofrida, em favor de algo: "é a peleja do diabo com o dono do céu" (Zé Ramalho)
Eita piula (em piula a primeira sílaba é tônica) - interjeição que se usa quando algo inesperado acontece ou é descoberto. Para os mais fatalistas esta interjeição carrega consigo um caráter determinista, correspondendo ao "fudeu!" ou "caralho"
Mouco - é o que se chama da pessoa surda: "ei, Zé Fuinha, tá mouco hoje?"
Vigi - também interjeição, tem suas variações, entre "vixi" e "valha". Advém de sentido religioso, quando as beatas elevam os olhos aos céus, botam a mão na boca e dizem "valha-me Santa Virgem Maria" diante de qualquer revelação fora de sua realidade casta e pura
Arredar - Sinônimo de correr, escapar, fugir
Aviar - verbo que significa apressar, cuidar em fazer logo
Vai te rear - xingamento profundo quando se quer realmente afugentar alguém que já atingiu sua cota de enchimento com você até o momento, mesmo sentido de "vai se f*der", "vai tomar no **" e assim sucessivamente, mais precisamente um movimento "de ré"
Pois diga... - quando se está escutando uma história (ou estória, que seja) da quela não tinha conhecimento ou que represente surpresa
Ow - indica tristeza, desapontamento: "Luizinha, não posso sair com você hoje, a turma tá inventando um jogo", "Ow, Zé Roberto, é a segunda vez essa semana". Grande diferença do ow do centro-oeste, sudeste e sul, quando se está chamando alguém. Aqui essa forma de chamamento toma o formato de "ei"
Omi - vocativo, adaptação de homem
Muié - vocativo, adaptação de mulher, também muito utilizado sob a forma "mulé"
Siricotico - diz-se quando alguém começa um tirinete, quando alguém "arma um barraco": "eu vou dar um siricotico aqui e quero ver quem vai inventar de desobedecer" Pilôra - também conhecido como "bilôra" nas regiões um pouco mais afastadas, é o nome que se dá ao "passamento", tontura, mal-estar, desmaio, quer seja de emoção, de raiva, de cansaço, ou de coença, mesmo: "ô calor, vô dar(ou ter, tanto faz) uma pilôra aqui jájá"
Bora - verbo sinônimo de vamos. Muito provavelmtne suas origens estão em "vamos embora", muito embora seu real sentido esteja em "vamos fazer..."
Véi - também muito ouvido como réi, é o que se observa em discussões em que um dos comunicantes está aborrecido. Véi tem suas origens em velho, mas o sentido de velho não reside na idade da coisa, da pessoa, etc., e sim na "ruindade", na "nojenteza", observe: "mããããe, olhe esse minino réi aki me aguniando", o que no português culto corresponderia a "mamãe, observe que este menino desagradável está me aborrecendo"
Afunhanhado – espremido, alocado em um lugar apertado. Diz-se também de desarrumado, assanhado, amarrotado
Esculhambar – verbo transitivo direto. Sinônimo de depreciar, tratar com desdém e atribuir más qualidades a um indivíduo no intuito de coloca-lo em situação inferior, emocionalmente falando.
Esmufambado – Sinônimo de afunhanhado
Riquefife – Substantivo que designa a aptidão feminina de se alongar em assuntos sem tanta importância, ou de se enfeitar além da conta. Sinônimo de frescura.
Timote - Diz-se da pessoa que não segue padrões sociais de beleza; sinônimo de horroroso. Variações: atimotado, timotento
Lamprego - Pessoa feia, magra, teimosa, marmotenta.
Enxovalhar - ato de usar uma roupa sem sujar propriamente dizendo, tornando-a usável novamente antes de lavá-la
Continua nos próximos episódios...

Comentários

Bel disse…
hahahahahaha

Adorei!!!
Embora algumas expressões sejam tão minhas conhecidas que jamais pensaria que fossem apenas nordestinas, outras nunca nem ouvi falar!!!

É maravilhoso viver num país desse, né não?

Falando nisso, você é de onde? Agora fiquei curiosa...

Um xêro!!!
Anônimo disse…
Dúvida: acho que não é uma palavra exclusiva do nordeste, mas do Brasil, o que é borogodó? quando se pergunta se um homem tem borogodó está-se a referir a quê, charme?
Bjo***
Anônimo disse…
Aviar e bora não me parece que sejam exclusivas nordestinas, porque eu oiço-as frequentemente, aviar mais por parte de pessoas mais velhas, mas bora como abreviatura de embora, entre pessoas mais novas usa-se imenso em Portugal.
********
Heber disse…
Ow Mia, conheço essa sua terrinha! Os Mossoroenses têm natureza megalônica!
Estive aí em dezembro, no final de semana da padroeira da cidade.

Luizaaa, ôh Luziaa!
E tenho um super amigo aí! Vou mostrar pra ele esse seu blog!
Aos poucos vamos trocando umas figurinhas sobre as pérolas dessa terra!

[]´s
Séfora disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quase morro de rir
entre algumas palavras q eu uso e outras perolas q eu ainda nao conhecia, tenhu mais duas expressões pra acrescentar aí na sua ótima lista ;)
"Inhás": quando algo está prestes a acontecer ou tem grande probabilidade de acontecer: "ela está inhás de cair", no português formal seria "em ares de".
"Bom que só": usado para designar algo q é muito bom, seria uma comparação mas como morre no só, serve então como um reforço, como "o sanduíche era bom que só"
kkkkkkkkkkkkkkkkk
:*
Séfora disse…
Ah! Ah! Eskeci do "brechar", que nada mais é que bisbiolhotar o que se passa na rua pela fresta ou pela rótula da porta ou da janela hahauauhauhauhauhauha
XD
Anna Soares disse…
Eu discordo da grafia de "que só" Séfora.... Acho que quissó é muito mais classudo...ahuahuhaua
Anônimo disse…
Ah...mais tem mto mais q isso.
Aqui no Ceará todo dia tem giria
nova.
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom mesmo adorei rrererer arretadooo de bom sô kkk tem uns q nem nunca ouvi falar mas outros sao muito conhecidos muie home sao espressoes q eu masi uso muito legal!giria e coigo mesmo rererrerer!valew , sem q falar q o seu blog m ajudou muito na minha pesquisa na moral valew fia !!!!!!!!!
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom mesmo adorei rrererer arretadooo de bom sô kkk tem uns q nem nunca nem ouvir falar mas outros sao muito conhecidos,, muié ,home são espressões q eu masi uso muito legal!giria e coimgo mesmo rererrerer!valew , sem falar q m ajudou muito numa pesquisa na moral valew fia !!!!!!!!!
Anônimo disse…
Oxi, aqui em Petrolina - Pe tem é muita dessas coisa viu, girias e muito mais é um verdadeiro sentro cultural.
kkkkkkkkk
Anônimo disse…
Faltou "sostô" que significa: admiração.
Karol Menezes disse…
Eu sou do Pernambuco e vejo que tem muitas palavras que aqui não se usa não , acho que errou ..
Carece: um exemplo é não carece disso não,já comi
Anônimo disse…
Eu sou do Pernambuco e vejo que tem muitas palavras que aqui não se usa não , acho que errou ..
Carece: um exemplo é não carece disso não,já comi ..
Assim'
Anônimo disse…
Obrigada isso me ajudou muito em um trabalho!
Bj
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabricia guedes disse…
Valhaaaa q esqueceram do Valhaaa

Postagens mais visitadas