Analgesia "au lait"


De tudo o que aplaca as minhas dores, sem dúvidas, não são os analgésicos que as pessoas receitam quando se vai ao pronto-socorro... você preenche uma ficha idiota com seu endereço, cor da pele, estado civil, blablabla, toda divina vez; sempre sabe o que é a dor, o que vão aplicar, mas você sempre tem que preencher a maldita ficha. Daí que você convalescente, de cabelo assanhando, olheiras mais fundas e roxas do que - não sei, pense numa coisa funda, levanta a cabeça e percebe que um otário, a quem chamam de segurança, está dando uma bela olhada nas suas pernas "ai, se eu estivesse boa", você pensa, e entra, para enfrentar uma big fila enquanto o médico de plantão, que normalmente é recém-formado e não entende muito bem a diferença de virose, dengue, gripe e uma crise de enxaqueca, ou é velho e estressado ao ponto de não olhar na sua cara (isso depois de ter passado horas na maldita sala de espera que fede a vômito de criança, ouvindo berros de pessoas – acredite, tem muita gente “braba” q chora na hora que a gente apruma a seringa e encarando uma técnica antipática, abusada e mal-amada que afere a sua pressão duas vezes para ter certeza de que está normal) aponta o lápis e simplesmente pergunta “o que é que você tem?”. Aí dá vontade de dizer “tenho 2 olhos, 2 ouvidos, 1 nariz, uma universidade em greve que impede que eu me forme, vontade de tomar café e comer chocolate até espocar...”.
Mas não, você se concentra e relata toooodo o histórico da doença atual para que ele inutilmente receite sua injeção que você pediu pelo-amor-de-deus que fosse na veia, porque no bumbum dói muito – aí ele diz “pronto, depois você vai para casa e deita”. Quem raios nesse mundo inteiro vai se consultar, sabendo que precisa trabalhar, estudar, whatever, e quer ouvir um “vá se deitar”??? Então você entra no ambiente do “atendimento” e vem um travesti técnico em enfermagem que diz “vem, fofa, senta aqui nessa cadeirinha que eu vou buscar sua injeçãozinha”, então a dor aumenta, e você jura que tem certeza que ela iria embora se você abrisse um buraco nessa parede aqui, ó, com a testa. Desculpa, sou preconceituosa sobre alguns aspectos da humanidade. O quê??? Você não é? Sei... e eu sou o Bozo.
A rigor, todas as doenças do século XXI são causadas ou se agravam pelo ritmo de vida, pelas pressões que o trabalho, os estudos, as relações sociais, etc., impõem aos indivíduos. Todos têm uma forma diferente de reagir ao estresse, física ou psicologicamente.
As minhas dores, no geral, são reações a alguma situação que provoque estresse em mim, de um modo que eu não possa evitar, contornar, remediar, o que seja. Não tem analgésicos; deitar para descansar, se não for para dormir, no mínimo 7 horas de um bom sono ininterruptas, não adianta, só piora. Ouvir música só faz ribombar, lá no fundo da cabeça, mais tambores; as luzes e as pessoas, por mais bonitas e amorosas que sejam, irritam. Muito. Dá vontade de socar o primeiro que aparece, mas pelo menos ainda sobra a consciência de que isso não irá fazer passar.. exercícios de relaxamento e respiração só fazem ficar mais cansada. Sério, já tentei fazer [quase] tudo.
Cafeína para quem tem crises de enxaqueca é veneno, puríssimo!
Os remédios pras minhas dores são o que vem antes e depois delas... “não achar que está tudo errado” é o primeiro passo, porque aprendi que não posso consertar tudo – nem McGyver consegue!!! Depois dele vem painho, depois eu... eu sou uma mera ajeitadora de mp4 e eletroeletrônicos de baixa complexidade!, não levar tudo muito a sério – olha no que virou a vida de Napoleão Bonaparte e de Hitler! Acho que eles exigiam muito de si mesmos, se quer saber a verdade. A beleza é relativa, muuuito relativa, então, não importa o que eu faça, sempre vou ter celulite, estrias, os pneuzinhos e isso não deve ser motivo de aflição pra mim – nunca foi; na verdade melhorei muito depois dos 17. Overdose de música, as boas, as ruins, instintivamente de acordo com o dia, mas sem forçar muito para cantar, nem cantar gritando – gritar me dá dor de cabeça... esforçar a voz e os músculos faciais também. Escrever sem prazos para entrega apertadíssimos... os apertados ainda vão, mas apertadíssimos não rola.. Um gole de coisa gelada por vez... no máximo 3 goles seguidos; 5 goles provocam o “congelamento cerebral” – tá, isso é nomenclatura minha.. a sensação é ótima, dá um pombamento no juízo que é uma coisa, depois o zumbido no ouvido e depois a dor, que definitivamente não é boa.
Ah, amar à vontade, andar sempre com óculos escuros de dia, comer menos enlatados, menos comida com corantes, ou gorduras... depois das crises vem o dia seguinte, acompanhado de sensações esquisitas, como tontura, sentimento de “zarolhismo” involuntário, refluxo gastroesofágico [mais]acentuado, dificuldade de concentração em assuntos, leitura ou quaisquer atividades que requeiram o mínimo esforço mental; aí a pessoa já sabe – menos tv, menos conversas, menos observações de mundo, para que as atividades cotidianas sejam, ao menos, cumpridas, e ah!, zero de cafeína.
1ml de paciência dissolvido em 5ml de ABD - EV
1ml de sensibilidade e 1ml de intolerância (associação de “óleos”) – IM
100ml de soro fisiológico + 1cc de adrenalina - SOS

Comentários

Júlia disse…
Mia! qndo vc estiver assim, com vontade de socar a 1ª pessoa q passar pela sua frente, avisa tah!
“tecnicos travestis e seguranças tarados merecem desaparecer da face da Terra!!"
melhoras tah!
=****
maria clara disse…
isso me lembrou aquela música do renato:
pegue duas meninas de estupez, junte 34 partes de mentira...
lembra?
Bel disse…
Nada a ver... minha enxaqueca detona por privação de cafeína!
Hj mesmo fiz o filhote ir comprar uma coca estupidamente gelada, e ele me tirou debaixo das cobertas (até a cabeça,) dizendo: "mãe, ó o 'remédio'!!!"

Bjo

Postagens mais visitadas