Odeio as regras da ABNT. Não regras - especificamente as regras da ABNT, porque regras devem existir pra que uma certa ordem exista, mesmo que à base de relações de dominação.
Odeio as normas da ABNT por motivos suficientes para em tirarem o sono e mudarem, a cada semana, o formato do meu TCC. Eles padronizam a estética de tal modo que você tem a impressão - senão a certeza de que essa estética irá afetar o seu conteúdo. E mudam a cada troca de roupa íntima de cada um dos habitantes da China (vê? Eles não dormem, vivem única e exclusivamente para atar mãos e pés de pobres, indefesas e desesperadas criaturas que anseiam por um diploma ou mesmo da execução de simples trabalhos científicos).

Pra viver em paz consigo mesmo você estabelece normas - do jeito como quiser, o que quiser, para que possa deitar a cabeça no travesseiro bem à noite. Às vezes suas normas armam truques que decretam seu próprio abismo. Tem aquelas de não pisar duas vezes no mesmo ladrilho, de ter que tocar uma pessoa com o dedo indicador duas vezes enquanto conversa, aquela mania de fastar objetos para longe de si enquanto conversa e por aí vai. Não consigo iniciar qualquer atividade complexa entre as 17:45 e as 18:20. Não me pergunte; mas não consigo. E estabeleci minhas próprias regras para lidar com isso, incluindo o fato de considerar a hora seguinte após os 40 minutos da anterior. Não atravesso a rua se houver um carro a menos de 15 metros de minha pessoa, não durmo (direito) se não tiver um pano pra minha cabeça ou pelo menos um travesseiro; não tomo Coca-cola na garrafinha antes de mexer com o canudo.
Entããããão... inventaram a ABNT porque achavam pouco as normas de suas próprias vidas - teriam que normatizar a vida de mais alguns bocados de milhões de brasileiros, seja na construção civil, nas áreas de contabilidade, jurídica ou da saúde: somos todos vítimas da padronização. Não gosto de todas as regras. Alguém muito importante já disse que elas são úteis ao bom convívio. No meu caso, pelo menos, elas (as da ABNT) só servem para piorar, em espaçamento duplo, em fonte Times New Roman tamanho 12 e citações de espaçamento simples e fonte tamanho 10 ou 11 em parágrafo recuado a 7cm com mais de 4 linhas, todas os meios antes escassos que eu tinha de me comunicar com o mundo exterior. As relações familiares e afetivas deveriam ser padronizadas e regularizadas passíveis de punição em caso do não cumprimento do prazo para entrega de relatório.

Comentários

langriss disse…
essas regras da ABNT só podem ser coisa que o Cão pôs na terra pra atazanar os estudantes, já tive o desprazer de formatar uma monografia nessas normas usando MS Word (outra coisa do Cão) e nunca mais quis sequer chegar perto das duas coisas nunca mais na minha vida.

hoje escrevo minha dissertação em TeX e, felizmente, com um modelo próprio adotado pela instituição que não é baseado nessas regras absurdas.
Júlia disse…
sempre que eu leio seus posts falando de coisas ligadas a faculdade, eu imagino " que isso, isso me espera.. trate de preparar-se psicologicamente e emocionalmente pro seu futuro"
bem,eu não gosto de regras...
pelo menos as dos outros e as que não me deixam fazer muitas das coisas que eu queria fazer.
beijoo;*
Jônatas Andrade disse…
ei akele livro do BLOG que lhe mostrei é mto bom, li 30 páginas dele no intervalo lá da loja e fiquei abismado com a quantidade de coisas informativas tem nele. Só pra c ter uma idéia o blog do escritor do livro já chegou a receber 120 mil acessos num dia, diga aí. E fora isso ele faz um paralelo mto interessante sobre como algumas situações causadas em blogs fizeram com que John Kerry não fosse eleito na disputa contra Bush pra presidente. Entre várias outras coisas.
Rafael Campos disse…
doido, eu errei tanto essas frescuras

teve uma coisa q esqueci um dia antes de entregar o diabo da mono e foi o inferno

nam

quero isso mais pra mim nao
Séfora disse…
To bem perto de entrar nesse inferno
Larissa Hardt disse…
Amiga, sou solidária! Passei as duas últimas semana brigando com as normas da ABNT e confesso que ainda não consegui fazer a numeração das páginas sem ser na base da gambiarra. Lastimável...

Beijos e boa sorte com a ABNT.

Larissa

Em tempo: So Hardt voltou à ativa! Depois me faça uma visitinha.
maria clara disse…
ain
também odeio muuuuuito.

Postagens mais visitadas