Os agradecimentos pós-suspiro e o que eu deveria ter dito, mas o choro não deixou

Eu não quereria ter ficado presa a um quadro por um prego. Porque não sou uma carta de baralho assim como você não é uma personagem. E nem poderíamos todos ser. Somos loucos. Todos. Faça o que achar certo. Ria. Chore. Bata o pé. Em nome do que seja na verdade um pseudoacademicismo não se deve negar aquilo em que se acredita. Eu acredito. E não digo que acredito para que não morram fadinhas. Acredito porque não deve morrer gente.

Terminei.

Apresentei.
9,5. 9,5 não é uma nota. Notas não têm tamanho, elas não me dizem, elas não definem o meu tamanho, nem o seu, nem o deles. Notas não falam o que é. Elas pintam o que poderia ter sido. As falhas poderiam - e deveriam ter sido apondadas no momento de serem apontadas, inclusive o verbo "derrocar" de forma equivocada no texto. Eu mesma não poderia ter sido de outro jeito, porque fui o meu 10, o da minha mãe, do meu pai, dos amigos, o da minha mestra que me abraçou e partilhou comigo no abraço a perfeição da tentativa e do que ainda pode ser. Se em uma página há uma citação e se há uma referência em um título, não é necessário citar o mesmo nome em todas as páginas - a essência daquela idéia está em todas as entrelinhas. É como Deus, que está em tudo - e tudo n'Ele. Quem me conhece sabe o que faço, como faço - e que faço bem, na melhor medida em que posso.
Aliviei; contrariada, mas aliviei. E a vida é cheia de idas e vindas, né?

Da monografia tem gente que só vai ver o rastro, porque ela ainda irá muito pra frente... talvez não com os mesmos "ajudantes", mas porque realmente considero que ela deva ir adiante e porque tem gente por quem tenho profundo apreço que me ajuda, está do meu lado e acredita em mim.

Se uma pessoa disse que eu sempre tenho mais a oferecer do que aquilo que apresento, bem, hands down, sempre tenho, mesmo. Algumas pessoas é que me subestimam.

É uma pena que a gente tenha que ser obrigada a aceitar as pessoas como elas são, e no final das contas as pessoas não deixam que sejamos nós mesmos. Hipocrisia chegou e parou na porta dos meus sonhos.

"A gente pode mudar as pessoas... pode melhorá-las" (pessoa com microfone na mão). Bulshit! Rubbish! Foi a pior declaração que alguém poderia falar para mim ou sobre mim. Ninguém me muda nem me melhora. Tudo porque pensamos diferente em algumas coisas e porque sou firme e não faço coisas em que não acredito.

Sim, sou uma pessoa difícil algumas vezes, sou sim, admito! Mas não tento mudar o jeito de pensar das pessoas, impor minhas idéias. E não gosto e nem quero que me mudem. Quem me ama, ama-me assim. Gosto de pessoas assim, também, porque elas, sim, encantam e têm o que oferecer, justamente por serem singulares. Individualistas, não, singulares.

Você pode fazer o seu trabalho da forma como acredite que seja importante. E se há pessoas designadas a lhe aconselhar como pode ser melhor, ou como você poderia fazer, acredite nelas - se no seu íntimo você mesmo(a) acreditar no que está fazendo. Torne-se melhor você mesmo, do jeito como achar que deva e não porque se quer que você seja, somente por convir. O seu trabalho é SEU, é TEU. É aquilo por que você inicia um processo de estabelecimento de sua forma de pensar, uma forma sua.

Viva. Mostre-se. Flexibilize-se. Flexibilize. Seja. Faça. Mas não se deixe podar pelas flores. Pode-se a si mesmo.

"Ela escreve, as pessoas sentadas ali lêem orelhas de livros" (Amiga)

Um obrigada carinhosíssimo aos meus pais que sempre, sempre, sempre me apoiaram, fosse pelas palavras de incentivo, pelas reclamações de meus pensamentos descabidos, ou pelas falas engraçadas assim como a seriedade. Aos amigos que estiveram comigo nessa caminhada, que acreditaram em mim, em quem acredito mais ainda, com quem divido minha alegria e meu lado preto-e-branco; estabelecemos juntos laços de cumplicidade infindável. Aos mestres que depositaram confiança em mim, que apoiaram, aos que ainda acreditam que posso mais - vocês são visionários, eu sou uma formiga; quero ser visionária também, como vocês. Um "obrigada" àquele com quem partilho minhas melhores "dentadas" do bom gostinho do futuro. Amo-te, meu querido. Muito obrigada a todos vocês. A vocês, que consideram Amélia Carolina.

PS.: Agradeço também e invariavelmente, claro, a Florence Nightingale, por ter desenvolvido o gráfico de pizza e estabelecido a divisão técnica do trabalho em enfermagem (TODOS OS TCCs DA MINHA TURMA). Não por ter aprofundado as discrepâncias dentro da classe de Enfermagem e a tornado desunida até os dias atuais, porque relações de produção pressupõem poder (lá vem o trabalho de Rúbia Mara e as relações éticas de Andrew Samuel), mas porque tem aspectos de seu sistema de ensino que deveriam existir ainda hoje em dia.

Comentários

Anônimo disse…
Ai! O suspiro é a melhor parte, parece moleza no corpo provocada pela gripe.
A gente esquece de falar pq na verdade a gente não está completamente ali, não vê quase ninguém à nossa frente e suamos até pelos cotovelos (novidade pra mim)!
Tbm não entendo como um trabalho que é lido e relido pelas próprias pessoas que o examinam tem no final alguma coisa que diminui a nota! PQ NAO DISSE ANTES CARAMBA? Báh! Ou então, PQ A COISA QUE A FAZ DIMINUIR NÃO PARECEU TAO IMPORTANTE A PONTO DE TER SIDO DITA ANTES DA APRESENTAÇÃO? E digo: o trabalho tem que ter a nossa marca tbm, não somente corresponder aos "quereres" dos outros...Báh de novo!
Parece outra coisa...mas eu não vou dizer o q, pq já falei demais nessa faculdade e nada mudou.

Parabéns! ^.^
Unknown disse…
Valeu Mia! VOCÊ É MARA! Continue acreditando em vocês mesma. Você mostrou o que é ser "crítico-reflexivo" e, eu, tenho muito orgulho de ter contribuido um pouquinho no seu processo de crescimento. Me alegra saber que "velhas" metodologias tb podem ser dialéticas, inovadoras, revolucionárias, afinal, como diz o grande Mestre: “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” .( Paulo Freire em Pedagogia do oprimido ). É preciso ter coragem para ir além das orelhas.... Meu abraço: Luzia
Biani Luna disse…
aeee, finalmente c'est fini :) segurança não é pra todas, querida, por isso choca tanto.
boto maior fé.
um beijo,
Bel disse…
UFAAAA!!!
PARABÉNS!!!
Sei bem como é esse suspiro final!
E isso de corrigirem DEPOIS da apresentação é o fim. Mas não esquenta! Você SABE o que fez e o que sabe. Então pronto!
Vou contar um segredo: O seu diploma vai ter o mesmo valor de quem tirou dez ou sete na monografia. É fato.

De qualquer forma, já passou, acabou. Agora é curtir até à formatura. (E encadernar a bonitinha, né???)

Beijão!!!
Unknown disse…
Eu acompanhei um pouco desse seu processo de produção. Você sabe que merece um 10! E que o seu trabalho na minha opinião é uma tese de mestrado pronta! O único erro, que foi inevitável, foi a escolha da banca! Chama-se para a defesa pessoas que entendam do assunto... Infelizmente vc teve que aguentar um pseudo-intelectualismo hipócrita! Infelizmente² é ter que ficar calada diante de tanta baboseira! É ÓBVIO que para entender as entrelinhas é necessário que o avaliador conheça os autores citados! Como não conhecem, necessitam que vc utilize citações (ou seja, reproduzir pensamentos - típico de alguna avaliadores)! Você estava interpretando, analisando realmente, algo que vai além da compreensão de certas pessoas! é lógico que todos estávamos esperando que vc recebesse nota 10 lá também, mas nós sabemos da sua capacidade! Nós te achamos 10 em todos aspectos e, PELO AMOR DE DEUS, não queira "melhorar"! Continue sonhando! Esse é só o começo da nossa caminhada! E que essa seja de tijolos amarelos!
PS: depois dessa apresentação e do seu sangue frio perante a banca, minha admiração por vc aumentou ainda mais!!!

=***
Marco disse…
Um sempre gostoso alívio... Parece que a gente começa as coisas para, por fim, terminá-las e sentir esse imenso prazer do "feito". E mais gostoso é quando leio texto de gente que não precisa provar nada pra ninguém, que a própria existência é a prova que basta. Beijos!
Jônatas Andrade disse…
Vc virou uma mortal dinovo?! hehehe.

E parabéns!!
Anônimo disse…
Oi minha linda!!!!!! Meu comentário é bem simples: TE ADORO!! E sabe porquê? Por que você é.....Amélia!! Uma garota super alto astral, simpática, extrovertida, louca(pensamento unânime de todos)e linda!!!! Adoro esse seu jeito decidido de ser, nunca deixando se abalar por comentários fúteis! Deixe que os outros falem, pois no fundo eles só querem ser iguais a você!!!!Eles querem saber que dom é esse que você possui de atrair as pessoas e tirar delas só coisas boas! Voce parece aquela propaganda do carrinho que atrai todo mundo, sabe qual eu tô falando? Gosto muito de você Amélia, viu? Beijão.
O Profeta disse…
Olhos brilhantes maré tardia
Cabelos rebeldes em desalinho
Pés descalços no, frio barro
Um berlinde atirado ao caminho

Um bando de alegres pardais
Ou um domador de tempestades
Apenas um pássaro charlatão
Dividindo o pão em metades


Vem mergulhar nas águas do sonho de capitão do Calhau


Bom fim de semana



Mágico beijo
Fabi disse…
Parabéns por mais uma conquista.

Adorei essa frase É uma pena que a gente tenha que ser obrigada a aceitar as pessoas como elas são...

ótimo final de semana
Sisa disse…
Mia, Parabéns pela monografia :oD Parabéns pelo trabalho e parabéns por ter conseguido colocar tudo isso pra fora, assim desse jeitinho que foi. Embora eu seja meio "silenciosa" (e não deveria ser porque adoro comentários) sempre passo por aqui pra te ler, e até te linkei no blog novo.
Beijo!
Luma Rosa disse…
9,5 garota?? Você é boa, heim? Parabéns!!
Também não gosto que queiram me mudar, sabemos nós os nossos defeitos, fragilidades e onde devemos melhorar. Mesmo assim, nem sempre é possível. Quem exige isso, deveria se olhar no espelho! #prontofalei!
Por falar em 'espelho', assistiu a última propaganda da natura? Lá no ytb tem!!
Rúbia Mara é o nome da minha sobrinha. Eu acho lindo!!
Acho que agora pode descansar um cadinho! :-) Beijus
Marina Rebuá disse…
PARABEEEEEEENS!!! E muito sucesso pra vc! ;)
Bjos
Jana disse…
o melhor foi vc ter dado o seu melhor!

beijo
Essa Amélia Carolina como sempre; filosofando sobre tudo o que precisa ser dito!!! Uma escritora nata nunca se deixa levar por percepções alheiais e é isso o que preserva a sua originalidade, a sua esência... mesmo que esse não-querer atender as tendências sacrifique o seu tão sonhado e merecido 10 (número 1 + 0).
O que são números em vistas à inspiração de uma leitura/escritora? Porquê deixar que números interfiram na produção final de uma obra? Qual o sentido de uma criação particular chamada monografia se esta não tiver a liberdade de expressar seu verdadeiro propósito?
Não tenho medo de dizer que me dei um dez desde o momento q abrí mão da metodologia q poderia me dar um 10. Com a mesma liberdade que te dou um dez pela audácia de não acatar o que não veio do seu interior!
Adimiravelmente 10!
Anônimo disse…
Claro q eu sei, e há tempos, q notas não são suficientes na tentativa de qualificar trabalhos e pessoas. Claro que eu sei q um 9,5 é pouco para o q vc merece, pois nem um 10 seria suficiente. E claro q amu-te como és, e a cada dia mais, por redescobrir em vc uma pessoa cada vez mais especial.
Parabéns pela nova conquista.
Ela é só mais uma entre tantas q terás vida afora.
E estarei sempre por perto, mesmo q ha quilômetros de distância, cruzando os dedos, torcendo e vibrando a cada nova vitória, pois seu sucesso tb eh meu sucesso.
Bjussssssssssssssssss
Séfora disse…
iiiiiiiihhhhhhhhhhh
parabens
Anna Soares disse…
u to devendo esse post faz é tempo...
ainda bem q esperei vc fazer.
vc fez melhor.
hehehehe

ei, o Caderno voltou.
Unknown disse…
Só podia ser você! Não precisava nem ter visto seu nome neste texto para eu saber que ele foi escrito por ti! É impressionante como consegue fazer isso... "Transparente e misteriosa"!

Parabens e Obrigada!
Te amu!
Bjos
Andrezza Freitas
Unknown disse…
A melhor parte da apresentação de TCC são os segundos entre você dizer a ultima palavra da apresentação e você perceber que acabou tudo bem.
PS: Acho que temos alguns colegas em comum.
Deni Brito disse…
mia, me mudei. levei você cmg ;)
ainda não apresentei minha monografia, mas a sensação que me deu qnd li seu texto foi de uma ansiedade sem igual. quero alcançar esse momento...

bjos, mia. parabéns!

:***
Gabi Vianna disse…
Guria parabéééns! TCC é um sacooo.. e divide a vidas em Antes e Depois do TCC! hehehehe
Então agora... é vida! hehehe
bjussssss
Anônimo disse…
aêêê!! \0/
terminou bem, graças a Deus. Agradecimentos merecidos, alívio merecido, "sossego" merecido, felicidade (assim espero) mais merecida ainda! Parabéns!!! Muito feliz por ti e por seu sucesso. Admiro-te, nem mais nem menos agora...mas com a convicção de que és capaz, determinada e que vais fazer sempre o melhor que puder!

ps.: vamos ter mais posts agora??
ahuahuhauha

=**
Rosi disse…
Miaaaaaaa
O último alívío é o melhor.
Parabéns, vc merece!!!!!!!!!!!!!
Tathiana disse…
Parabéns. E continue acreditando.
Bjs.
Unknown disse…
Ola Amélia tudo bem? Que lindo o seu blogger, demonstra o muito da sua criatividade! Espero que a festa tenha sido muito bonita e que vc continue alimentando os seus sonhos... só uma coisa que queria te dizer, se bem que como você mesmo fala, nao és obrigada a aceitar, afinal , cada ser é unico, cada ser precisa reconhecer a sua unicidade, entretanto, lembre-se sempre q vc vive em relaçao direta com os outros, ouvi-los nos ajuda a crescer, a nos tornamos melhores (se bem que para alguns ser bom é estar agredindo os outros com palavras que muitas vezes desconhecem ou mesmo dizendo coisas que nao tem nada para justificar, fazendo juizos de valores quando deveriam estar pensando em suas proprias vidas), estou sempre aberto a aprender e espero que sua imensa criatividade e imaginaçao consigam torna-la um ser humano melhor do que ja es, um exemplo de que devemos lugar por nossos sonhos, nao esquecendo que existem sonhos diferentes dos nossos e que merecem ser respeitados. Um super abraço!!!
Anônimo disse…
Querida Amélia, compactuo com seu desabafo... O momento da Banca não é para se colocar em pauta correções que deveriam ter sido feitas com antecedência à monografia, o aluno está ali para defender sua pesquisa pronta, o que acaba ficando em segundo plano. Acredito ser este momento compatível com a "pré-banca". Bom sou pouco experiente nisso, é verdade: passei pela mesma situação de conclusão de curso e recentemente orientei uma monografia e também fui membro da banca. Porém, dada a pouca experiência, isso não diminui o direito de manifestar a minha opinião. Pra começar, iNfelizmente, NOTAS (considero) são "decretos" sobre o que outrem que se encontra na condição de atribuir um VALOR a um TCC determina a partir daquilo que considera coerente conforme seus conhecimentos acumulados,a sua visão de mundo e capacidade de abstração...Sem esquecer a participação do orientador na construção do mesmo, um vez que são co-partícipes do processo. Desse modo, corrigir algo logo após a defesa da TCC é mencionar aquilo que poderia ter orientado e não o fez (hipótese). Bom não estou aqui para julgar ninguém, mas para dizer que TODO SER HUMANO é passível de ERROS...Pra mim, notas não pintam o que poderia ter sido...Elas devem ser, sempre compatíveis com a qualidade do conteúdo do trabalho construido atrelado a seu embasamento científico,Seja ele metódico como manda a ABNT, seja ele coerente e transcencente a ABNT, como é o SEU CASO. NOTAS DEVEM PINTAR AQUILO QUE REALMENTE O SÃO: Conheço seu trabalho... ESqueça o 9.5, sua NOTA é 10!!! Quando escrevi "viagem pelo sons da vozes da história da enfermagem no país de Mossoró", enfrentei certa dificuldade pois na defesa não utilizei frases dos entrevistados, trabalhei com imagens enquanto citava verbalmente as falas dos entrevistados... A galera não entendeu... Fiquei com 9.7. Sem problema porque sei que a monografia que construi é uma pesquisa científica que tende a LITERATURA, o texto trabalha uma linguagem regional porém trancende aquilo que é metafísico e Universal,numa viagem de canoa numa terceira margem do rio, em alusão ao conto de Guimarães ROsa. Uma trabalho que dá margens a várias leituras,diante do conhecimento que cada leitor detém, pois há muito a se revelar pelas entrelinhas... VOCÊ fez uma coisa que EU iria fazer: Usar ALICE... na minha proxima pesquisa, mas como foi vc eu te perdoo. E além de tudo é abusada: ainda usou o mágico de OZ!!! sobrou uq pra mim???? AMIGA, sabe o melhor que a gente faz? Vamos publicar nossos livros!!!! E deixe que o povo Mooooooooorrra de inveja. MAs deixe eu terminar a especialização porque eu lanço 2, vc 1 e Patrícia 1. A gente faz o lançamento junto... Lembre-se: "a vaia é o aplauso dos descontentes"(Nelson Rodrigues) Abraço forte!!

Postagens mais visitadas