Depois da demora...


A gente espera muito das pessoas.
As pessoas, por isso, acabam se acostumando a nada esperar da gente... e se acomodam.

A gente se acomoda por achar que não há nada melhor além do conforto monótono da mesma coisa sempre, ou por achar que deve alguma coisa a pessoas que afinal de contas não nos atribuem um valor qualitativo...

Digo isso porque aprendi com patadas que, na verdade, a gente só deve cabimentos mesmo aos nossos pais (e isso ninguém me tira da cabeça, porque quando fiz terapia era como se a psicóloga quisesse me fazer bobear nessa minha concepção... e sim - devo muito aos meus pais!), que gastaram de um tudo com a gente: dinheiro, tempo, paciência, emoções, desgostos e prazeres. Nossa conquista é deles tanto quanto nossos desastres. E eu que herdei a cabeça dura do meu pai e o apaziguamento da minha mãe, penso.

A gente coloca a culpa no tempo por não viver com as pessoas que queria, do jeito que queria, as horas que queria, por ter que priorizar o formalismo. E é tudo mentira quando alguém chega e diz "você deve fazer só aquilo que gosta". Tudo mentira. É impossível. Impossível. A gente coloca a culpa em outras pessoas por alguma jóia que tenha sumido, coloca a culpa nos pais por ser do jeito que é. Como diz em momento infeliz de auto-engrandecimento uma professora de bioética... "a necessidade de pôr a culpa de tudo em alguém vem de Eva"... como se fosse possível abordar Bioética de forma própria utilizando a Bíblia, mas tudo bem... vamos em frente...
A vida é uma caixinha de surpresas; no mundo há aproximadamente 6 bilhões de pessoas; não importa quão ruim seja a sua situação... ela tenderá sempre à piora; há uma chance enorme de que algo absolutamente fora do comum aconteça à gente todos os dias.
Na faculdade aprendi que nunca fui ninguém na verdade. Outro dia alguém me disse que o mundo não gira em torno de mim, embora eu tenha a certeza de que, assim como o meu mundo gira em torno de alguém, eu mesma também deveria ser o centro do mundo de alguém... pode não fazer sentido à primeira vista, mas pra mim faz completamente.
Não sou tão altruísta, não nasci pra cuidar de pessoas, especialmente se elas se encontram em situação de consciência, integridade física, mental e autonomia visivelmente inferior à minha. Mas passei 4 anos e meio aprendendo a lidar com situações do tipo, mesmo sabendo que isso na verdade não me rende engrandecimento pessoal no final de tudo. Gente, não rende.

A dor do próximo não pode e nem deve ser sentida por você que precisa manter o controle para restabelecer a ordem anterior ao caos... mas tudo tende ao caos, então, pra quê fazer força?

Tudo o que é limpo irá se sujar invariavelmente, mas criei o hábito de gostar de limpeza, mesmo sabendo que o branco da minha consciência nunca voltará ao que era há 4 anos atrás. Todo mundo tem uma sujeira debaixo do tapete. Ruim é quando a sujeira vira nódoa – não sai e incomoda. Até agora minhas sujeiras se limpam com anil.

A gente espera muito das pessoas... e elas não esperam tanto da gente...

A gente deve tudo aos pais – contas que nunca serão pagas; a gente se acomoda, aprende a amar a dor das patadas, come o pão amanhecido da rotina e dos desgostos, assume que a vida é curta para aproveitar tudo o que merece, percebe que realmente merece ser o centro do mundo de alguém, percebe que é cada um, um mundo. A gente põe a culpa de nossas faltas em tudo, porque foi condicionada a achar que tudo tem um bode expiatório, quando realmente a vida acontece aí por acontecer... a gente se esforça para sair do caos, porque não há ordem, porque é injusto organizar, partindo de um branco que há tempos não é mais branco, mas a tentativa de retirada de manchas com água sanitária e anil.

A gente é 8 ou 80... quando não sente dores da alma além das do corpo, sente a dor do outro como se fosse a sua própria, ou não sente nada. Cada um é uma formiga no meio de 6 bilhões, e sempre há algo mais a acontecer, há sempre alguém mais a nascer.


A gente espera muito das pessoas, e ainda assim não aprende a lidar com elas...

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jônatas Andrade disse…
é... tenho que sair dessa. Até pq cada vez mais percebo que não há espaço pra mim nessa história.

e quanto a garota misteriosa realmente parece coisa de filme. Mas sei lá, prefiro deixar assim, eu passando por lá e ela me notando do que procurar saber quem é essa pessoa misteriosa. E hj quando voltava pra casa do trabalho lá estava ela novamente...
Leticia disse…
Obrigada por colocar o link. =)
O seu já está no meu!

O seu blog é muito bom.

bjos
Hum... Ontem falei para uma pessoa muuuuuito especial que a gente só deve confiar DE VERDADE MESMO nos nossos pais. O mundo é um verdadeiro jogo de damas: mantenha-se no seu "quadrado" e esteja alerta, engula alguém ou alguém te engolirá sem piedade (palavra engraçada essa "engula"...)! Aaaaaahhh!!! Agora sim entendi a filosofia da música "cada um no seu quadrado"!!! Aeeeee... Tá vendo, esses funks são verdadeiras obras de arte contemporânea hauhauhauha.
(Livs).
Anna Soares disse…
onde eu assino?
presta não... n presta mesmo...
de jeito nenhum... E daqui um tempo a gente aprende que a mancha n sai nunca, e aprende que manchada estamos nós.
=*
Heber disse…
Esse negócio de dever aos pais, eu não sei. Se conseguirmos satisfazer a 10% daquilo que devemos a nós mesmos. aqueles não teriam nada a cobrar. Suposições.

miaaaa, fazia tempo, mas tô aqui. Correria em cidade nova, acaba com o tempo e com as boas idéias. Um beijão!
=**
Anônimo disse…
Mia, você foi perfeita! Mas quando escreveu "A gente espera muito das pessoas... e elas não esperam tanto da gente..." - a mim nao aplica. Eu passei da fase de esperar algo das pessoas, mas sei que elas cobram muito da gente. Bom fim de semana! Beijus
Anônimo disse…
e sempre tem alguém mais p nascer!
pq esse povo n para d procriar, heim?
jah tem tanta gente no mundo!!!!
Séfora disse…
Cada linha faz todo o sentido do mundo!
Anônimo disse…
simplismente bombástico!
vc sempre diz uq precisamos ouvir
uma vez ouvi q "a história de 1 homem é a mesma p toda humanidade"
aí entendi pq as pessoas geralmente passam pelas mesmas experiências p chegarem as mesmas conclusões... de repente por não acreditar nas conclusões dos outros(não sei)..
mas uq eu realmente queria mostrar é q concordo plenamente com o q diz.. esperamos muito das pessoas tentamos agradá-las enquanto nossos pais nos agrada a vida inteira e as vezes pensamos q eles atrapalham nossas vidas ou simplismente nao merecem o valor q têm..
te adoroo =**
Pedro Favaro disse…
O interesasante eh que essas relações interpessoais pesam muito e tentar lidar com todo mundo é a meta. Quando não sabemos nem lidar conosco!

Muito legal aqui e obrigado pelo coment!
Marco disse…
É, mas com o tempo a gente vai aprendendo que, de fato, "ainda somos e vivemos como os nossos pais", que a expectativa em cima das pessoas é pura falta de ter o que fazer e que fazer o que se gosta, é cada vez mais é urgente, preciso e possível... e que esses questionamentos são sempre imprescindíveis pra nossa vida.
Maria Jurema disse…
Mia, você diz e arrasa!
Tudo faz sentido, sempre.

Quanto ao "cada um no seu quadrado" do amigo acima, concordo com ele.. É a melhor maneira de viver e não se decepcionar tanto.

E a dívida com os pais?
Essa é difícil de quitar, se é que alguém conseguiu liquidar um dia.


Bjux, Minha 'ídola'. ;*
Anônimo disse…
É, às vezes dá um nó quando a gente pára pra pensar nas coisas e chegamos á essas conclusões...

Tem uma frase de rodapé de agenda que diz "a gente se decepciona com as pessoas porque esperamos delas mais do que elas podem nos oferecer".

Triste, mas real...


Beijos!
Anônimo disse…
Exatamente isso. Falou e disse.
A gente sempre espera demais das pessoas... eu mesma vivo fazendo isso e me decepcionando. Que coisa. Mas as pessoas que esperam muito de mim também se decepcionam, ainda mais com a minha preguiça existencial atual.
E sempre tentamos colocar a culpa em alguma coisa ou alguém. Que deixamos de fazer isso ou aquilo por causa daquilo outro. Nem vemos, ou melhor, não aceitamos que o erro é nosso e que ninguém vai poder melhorar as coisas a não ser você mesmo. Essa frase aí faz todo o sentido e resume tudo "It is impossible to please everyone. Please yourself first". Sem mais.
Beijos
Anônimo disse…
Olá!!
Vim lhe fazer uma visitinha!
Até
http://sex-appeal.zip.net
http://cara-nova.zip.net
Daniel disse…
Oi tudo bem?
Apenas para dar um 'oi'.
Uma otima semana e beijo de Londres.
Daniel
www.sembolso.blogspot.com
Camila Hardt disse…
Mia, tem um meme pra vc no meu blog!

http://barcofurado.blogspot.com/2008/08/meme-literrio.html

Bjs!

Postagens mais visitadas