Algumas observações de quinta pela manhã


Quando eu era pequena queria ser professora. Cresci dizendo que ia ser médica. Virei enfermeira, não consigo me imaginar de outra forma - pelo menos efetivamente, porque posso me imaginar de várias formas e dando certo de vários jeitos diferentes, e estou sendo professora. Com todos os louros da dignidade e gosto pelo academicismo.
Ainda acho que deveríamos pagar Português Instrumental em todos os cursos universitários. Sim, tenho a mente velha. Ainda acho que as universidades estimulam muito pouco as manifestações artístico-culturais e despertam pouco o gosto pela pesquisa e, sobretudo, a leitura nos alunos. Não que seja uma atribuição exclusiva da Academia, porque leitura é hábito, mas toda pesquisa começa pelo interesse.
Tenho um tio revoltado porque fiquei em enfermagem e estou sendo professora (porque todo mundo da geração anterior é professor, na minha família) e tem uma filha que também o quer. Como satisfação e sucesso é uma questão de referencial, fico calada.
Se antes era inimaginável estabelecer metas, agora dá para ajeitar umas pequenas coisas, espanar umas poeirazinhas e retomar planos antigos.
Ainda acho que as revoluções podem começar pelo silêncio e terminar pelas palavras e que nem tudo que é lindo por fora tem o cerne rico e repleto de boas intenções. Porque uma simples fala muda todo um contexto e pode turbilhonar as idéias.

Comentários

Anna Soares disse…
Ai Amélia...
Eu só posso dizer que eu sei de onde eu vim, pq onde eu vou nem a mim pertence.
Qt a vc, seja la no que isso dê, há de ser sempre uma boa coisa.
Apreciando seu espaço cá... ;)

Turbilhões são bons, nos fazem pensar... a beira do abismo [ao contrário do que pensa o senso comum] menos dista do distante cume... ;)
Unknown disse…
Professora, eduadora, facilitadora, mestra! Ah, e enfermeira! Meu orgulhinho! ^^
"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores". (Paulo Freire)

É triste ver que as academias estão virando cursinhos pra concurso.
Matuto disse…
"...toda pesquisa começa pelo interesse..."

Não formamos formadores de opinião e sim informados pela opinião.

A valorização da pesquisa científica é uma ótima saída...

Postagens mais visitadas