Amar é...
Amar é quando você tem de tudo para ser feliz, nunca se satisfaz, acha que nunca satisfaz, sente-se mais inseguro, mais dolorido, mais dispensável e mais vulnerável que em qualquer outro aspcto de sua vida. Para amar é preciso desprendimento e coragem, é preciso suspender alguns valores muito mais que jamais imaginou, aprender a fingir que esqueceu os erros (dizer que esqueceu e perdoou é hipocrisia), pagar com a língua, dar a cara a tapa, magoar-se, renovar-se para se magoar de novo, e nunca se tocar de que é tudo sonho.
Amar é colorido; viver é preto-e-branco. Amar é apreciar o medo, do jeito como se olha um gato nos olhos a uma distância curtíssima, desconfiar de tudo o que poderá lhe acontecer de ruim em termos de desilusão e continuar arriscando. É temer a rotina, é temer que o respeito seja maior que o desejo.
Amar é admirar os detalhes e desejar querer estar para sempre ali, do ladinho. Estou falando de todos os tipos de amor agora; daquele de irmãos, de adormecer de mãos dadas, de limpar o catarro com sua própria roupa só para que ele fique limpinho, é perder horas ajeitando o cabelo da sua mãe ou amiga, é elogiar e criticar sempre no mesmo tom - e não ferir. É enfrentar os infortúnios do dia-a-dia e conseguir se controlar para não falar palavras espinhosas, que magoem. É passar muito tempo sem se falar, e mesmo assim, no encontro, conseguir conversar só com os olhos, como antigamente.
Amar é saber renunciar na ciência de que o outro faria o mesmo para lhe deixar satisfeito; e fazer o que é preciso naquele momento para que pelo menos aquele dia valha o sorriso. É estar presente, mesmo que não fisicamente; é, no meio de tantas pessoas, de tanta correria, ser e ter a(s) única(s) pessoa(s) que o fez viver por mais aquele dia. Amar é salvar (e ser salvo) sem se sentir.
Respondeu, Anna?
Comentários
[tem meme para pottermaníacos no disfarce! sinta-se intimada! hahahaha]
Vi seu comentário lá no nosso blog e vim aqui dar uma olhadinha no seu! Adorei também, vou linkar agora lá no nosso!
Beijinho!
PS: Adorei o Amar é... por isso que resolvi colocar este comentário justamente nele. Lindo!
qd na verdade eh simples,
basta sentir!
até pq qualquer definição ou explicação, por mais completa, por mais linda, como a sua eh, sempre será parcial, sempre srá incompleta!
daí vem akela frase q vez por outra me assombra:
"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa o entendimento"